sábado, 13 de março de 2010

13/03 (Sábado) – Várzea Paulista

Ato público com lançamento de livro sobre o histórico do 8 de março, debate sobre o histórico do movimento feminista e show cultural.

"Marcha mulher marcha,
molha o pé,
mas não molha meia..."
Palavra de ordem das Mulheres Marchantes do Piauí (originalmente piauiense)
São 04 horas da manhã, hoje é o sexto dia da ação,  hora do acampamento levantar..Por aqui não precisa do canto matinal do tão conhecido galo. Os relógios biológicos das Companheiras que já estão adaptados com o novo horário..Afinal hoje é o nosso grande dia, temos compromisso de abrir a Marcha juntamnte com as delegações do Rio Grande do Norte (a mais numerosa, com 350 participantes) e de Alagoas. Começamos cedo, pintando os rostos e enfeitando os cabelos. Estamos na frente, carregamos a bandeira oficial da Marcha e cantamos o hino do nosso Estado em homenagem às mulheres que também estão marchando nas ruas das cidades do Piaui. Lembramos com muito orgulho das comapnheiras assassinadas e que morreram na luta, como Francisca Trindade reconhecida como defensora incansável dos direitos humanos dos oprimidos, excluídos, injustiçados e esquecidos, principalmente da comunidade negra. Enfrentou a violência do racismo e do machismo, desafiando uma burguesia que teimava em dizer que aquele não era o seu lugar. Para essa companheira e para todas as que não puderam vir marchar aqui mas continuam na luta até que todas sejamos livres lhes referenciamos neste dia de marcha, cada passo dado, cada suor derramado, cada fadiga pelo sol nos fortalece na luta e no exemplo das grandes guerreiras piauienses que incasavelmente lutaram e lutam por nossas bandeiras.Começamos a marchar saindo de Jundiaí rumo à cidade de Várzea Paulista, percorrendo 12 km. As animadoras do Piauí proferiram palavras de ordem como...
"João, João cozinhe seu feijão
José, José cozinhe se quiser"
"Eu não sou miss, nem avião,
minha beleza não tem padrão"
As animadoras do Piauí preparam um cd com musicas regionais para ressaltar as características do estado. Fomos recebidas pelas mulheres com a plantação de ipês roxos em um trevo de Várzea Paulista, a cor do movimento feminista. A chegada ao alojamento foi empolgante e animada. A prefeitura de Várzea apoiou a marcha fornecendo alojamento, alimentação e promovendo um show cultural com a cantora Lecy Brandão, a atividade cultural foi uma grande motivacao para as mulheres marchantes vencerem o cansaço e se arrumarem para participarem do show.
TARDE
A partir das 17h deu inicio um ato público com o painel intitulado - Histórico da Marcha Mundial das Mulheres e do dia 08 de marco. Este momento contou com a participação de Nalu Faria e Tatau Gotim (coordenação nacional da MMM). No ato público desta tarde aconteceu o lançamento do livro “As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres”, de autoria da historiadora espanhola Ana Isabel Álvarez González. A publicação recupera o sentido político do 8 de março, comemorado há exatos cem anos, fruto da luta das trabalhadoras socialistas. Houve também arrecadação de recursos para as organizações de mulheres do Haiti, que sofrem não apenas com os desastres naturais, mais principalmente com o imperialismo, a miséria e o militarismo.
O dia internacional de mulheres foi criado em 1910 em Copenhague em uma reunião de mulheres socialistas que objetivavam um dia de reivindicação. A definição da data dia 08 de março fora devido à participação das mulheres na Revolução Russa, no dia 23 de fevereiro no antigo calendário russo, o qual correspondia no ocidental dia 08 de março.As mulheres trabalhadoras russas foram às ruas para reivindicar neste dia por pão e melhoria nas condições de trabalho para todas as trabalhadoras, que irradiou a todos com a chama do fogo socialista.Não terá evolução se impormos um feminismo sem o socialismo e vice e versa.Nalu Faria destacou a emoção de rememorar a ação das mulheres operarias na revolução russa. As mulheres nunca foram motivos de atraso para o avanço do socialismo.No decorrer da historia muitas mulheres ficaram ocultas no processo de independência, algumas aparecendo apenas como amantes, onde na realidade foram muito mais do que isso, lutaram nas fileiras das guerras em prol da independência e da cidadania. Exemplo disso estão as mulheres na Coluna Prestes.O feminismo vem questionar a não participação da mulher nos espaços públicos e políticos, vem reivindicar de mecanismos que de enfrentamento contra a violência domestica.
Desafio do movimento feminista
• Ser um movimento constante, que possui uma plataforma constante de reivindicoes para transformação.
• Fortalecer a relação entre feminismo e socialismo,
• Valorizar a igualdade de oportunidades entre as mulheres e na sociedade.
7 horas - Despedida de Várzea Paulista e saída da Marcha rumo ao km 46,5 da Rodovia Anhanguera.


0 comentários:

Postar um comentário