segunda-feira, 22 de março de 2010

AVALIAÇÃO - MENSAGEM

Amigas e companheiras da Marcha Mundial das Mulheres do Estado do Piau:
Valeu a pena esta viagem, esta caminhada foi cansativa, com muitos desafios, muitas intrigas e polemicas, mas a aprendizagem foi mais. Quem participou da Marcha, da formação, das reuniões ou até mesmo da viagem vem carregando uma bagagem que não trata-se dos nossos pertences pessoais mas muito aprendizado. A verdade é essa companheiras: A caminhada não para por aqui, quem sente-se mulher não ofende ninguém, quem sente-se companheira não machuca ninguém, quem sente-se solidária ajuda qualquer uma, quem é ignorante não consegue ter amizade, quem e individualista só pensa no seu bem. Somos mulheres de vários movimentos, mulheres camponesas, urbanas, sindicalistas, empregadas domésticas e em tudo somos mulheres. Temos um lar, uma família. Esta caminhada deixou marcas boas e ruins, aquelas que compreenderam o processo vão levando uma boa bagagem, e aquelas que deixaram de conhecer o novo vai levando um pouco de ódio, aquelas que tinham vontade de vir ficaram angustiadas, aquelas que não sabem dar valor em outra companheira deixou uma ferida.É fácil falar, é fácil criticar mas é difícil fazer e também reconhecer. Companheiras a verdade e essa, todas nós independente de sermos solteiras, casadas, termos compromisso. Não é só por espontânea vontade que estamos aqui, somos mulheres negras, índias, brancas, lésbicas, rurais, urbanas, estudantes, trabalhadoras, somos mulheres que trabalham no dia a dia, não importa se somos apenas dona de casa.
Nesta viagem tivemos vários atropelos, não conseguimos unificar as idéias na mesma opinião, não conseguimos unificar o sentido de ser uma mulher porque 10 dias são apenas um começo para ser construído, cabe cada uma de nós refletirmos o respeito que devemos ter até por nós mesmas,dialogar com a outra, este é o momento de avaliar o processo coletivo, avaliar o andamento do percurso, da caminhada, das atividades, do compromisso, menos colocar as coisas pessoais, se alguém ou alguma sentir que momento para isso e preciso chegar até a companheira e construir um dialógo.
Agora, vamos para casa, para nossa cidade e fazer desta Marcha um compromisso, discutir os temas que foram trabalhados durante a Marcha, construir uma nova mulher e formar grupos de mulheres.
Percina Santos Souza, MST
São joão do Piauí, Assentamento Lisboa,
Educadora do curso de literatura em Artes, UFPI.


1 comentários:

Tica Moreno disse...

Meninas,
parabens pelo blog de vocês.
os relatos de cada dia estão emocionantes!!!
nos vemos nas próximas lutas =)
Tica - MMM SP

Postar um comentário